Se o Fiat Fiorino deu origem ao Peugeot Partner Rapid, o Peugeot Expert e o Citroën Jumpy deram origem ao Fiat Scudo, um furgão menor que a Ducato que será lançado no Brasil em breve.
É quase uma forma de retribuição. O Fiat Scudo será importado do Uruguai, onde será montado pela Nordex junto com os irmãos e com a Ford Transit. Aos concessionários, já foram confirmadas duas versões, ambas voltadas para o transporte de cargas.
A diferença entre a Scudo Cargo e a Scudo Multi está nos vidros laterais que só a Multi, equivalente às versões Vitré das vans francesas, tem. Contudo, as Jumpy e Expert também têm versão de passageiros (Minibus) e elétrica. A Fiat E-Scudo, porém, já existe na Europa.
Independente da versão, o Fiat Scudo é equipado com o motor 1.5 turbodiesel Blue HDI de 120 cv e robustos 30,6 kgfm a 1.750 rpm, sempre com câmbio manual de seis marchas e tração dianteira. Este motor tem sistema start-stop e depende de Arla 32 para o sistema de conversão catalítica. Para a versão Peugeot, a Stellantis declara consumo urbano de 12,4 km/l e rodoviário de 11,9 km/l.
A capacidade de carga do Fiat Scudo é de 1.500 kg e o peso bruto total de 3.214 kg combinado com a capacidade de 3 passageiros permitem que motoristas com CNH categoria B conduzam o furgão sem problemas. O compartimento de carga tem capacidade volumétrica de 6,1 m². É menos da metade da capacidade da menor Fiat Ducato, que tem teto alto e volume de 13 m², é categoria B mas custa R$ 210.883.
Os preços dos Citroën Jumpy e Peugeot Expert servem como comparação: custam R$ 187.490 na versão Cargo e 192.490 na versão Vitré.
Painel do Fiat E-ScudoDe série, o Fiat Scudo tem dois airbags dianteiros, freios ABS, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, faróis com regulagem de altura, faróis de neblina, monitor de fadiga, vidros elétricos com função um-toque, computador de bordo, piloto automático, retrovisores com ajuste elétrico e rádio com AM/FM, USB e Bluetooth. Estará disponível nas cores preto e prata.