fbpx
- Publicidade -

Confia os hipercarros da prova de “24h de Le Mans”

Compartilhe:

Os dias 11 e 12 de junho foi marcado pela realização da 90ª edição da histórica prova automobilistica mundial, as 24 Horas de Le Mans que aconteceu na França.

Foram 62 carros inscritos, cinco deles na principal divisão da competição, a de hipercarros.

Confira abaixo alguns detalhes sobre os hipercarros de Le Mans!

Toyota GR010 Hybrid

O Toyota GR010 HybridGR010 acelera durante treinos em Le Mans – Crédito: Divulgação

GR010 é um híbrido de tração nas quatro rodas que tem dois motores. O principal é um biturbo de 3.5 litros V6, a gasolina, desenvolvido pela Toyota Gazoo Racing, com potência máxima de 680 cv. Já o segundo é um elétrico, com bateria de ions de lítio e 272 cv. Ou seja, a potência máxima acumulada do carrão é de 952 cv!

Se esse é um número impactante por si só, se torna ainda mais impressionante ao levarmos em conta o peso mínimo do carro: apenas 1.040 quilos. Isso confere ao Toyota uma relação peso/potência de 1,09 kg/cv. Para comparação, um carro de Fórmula 1 apresenta aproximadamente 0,80 kg/cv.

Outra característica marcante do trem de força do hipercarro japonês é o câmbio sequencial semi-automático de sete velocidades.

Em termos estéticos, o GR010 lembra muito seu antecessor, o modelo TS050 – que disputou o WEC entre 2016 e 2020, com 19 vitórias em 34 provas, três delas em Le Mans. A principal distinção está na dianteira, mais alta e aberta que a do TS050, e nas dimensões.

O atual modelo da Toyota tem chassi de fibra de carbono com 4,90 m de comprimento, 25 cm a mais que o anterior; enquanto a largura é de 2 m e a altura é de 1,15 m –  em ambas, 10 cm a mais que no TS050.

Alpine A480

Alpine A480 LMP1 – Crédito: Alpine

Alpine A480, um modelo baseado no Rebellion R13 produzido pela construtora francesa Oreca – e que estreou nas pistas em 2018.

Dotado de um chassi de fibra de carbono com carroceria em carbono e kevlar, o carro tem medidas mais modestas que seu concorrente GR010, da Toyota. São 4,64 m de comprimento, 1,995 m de largura e 1,045 m de altura.

Mas as diferenças em relação ao adversário japonês não param por aí. O A480 tem tração dianteira e é equipado por um propulsor aspirado da montadora inglesa Gibson, o GL-458. O motorzão V8 de 4.5 litros rende potência máxima aproximada de 634 cv a 8.400 rpm. Já o câmbio é o X-Trac sequencial manual, de seis velocidades.

Por conta de sua cavalaria, digamos, mais discreta que o padrão da categoria, a Alpine pode ser um carro mais leve – o regulamento busca maior equilíbrio entre carros da categoria, o chamado Balanço de Performance (BOP). Logo, o A480 pesa 900 quilos, ou 140 quilos a menos que o modelo da Toyota. Com isso, a relação peso/potência do hipercarro francês é de 1,42 kg/cv – quase 20% maior que a do adversário.

Glickenhaus SCG 007 LMH

Glickenhaus modelo SCG 007 LMH – Crédito: Divulgação

O modelo da Glickenhaus tem motorização diferente das dos concorrentes. Enquanto o carro da Toyota é híbrido (motores turbo e elétrico) e o Alpine é aspirado, o SCG 007 LMH tem um propulsor biturbo de 3.5 litros V8, a gasolina, que entrega uma potência máxima de 700 cv a 9.000 rpm.

Com 1.050 quilos, sua relação peso/potência é de 1,5 kg/cv, a maior entre os três hipercarros presentes nas 24 Horas de Le Mans.

Equipado com câmbio sequencial manual X-Trac de sete velocidades, o SCG 007 LMH também tem o maior tanque de combustível na série: leva 110 litros, contra 90 litros do GR010 e apenas 75 litros do A480. Com isso, o carro exibe uma autonomia maior a dos adversários, o que lhe permite intervalos maiores entre os reabastecimentos durante as corridas. O modelo também é o mais comprido e mais alto entre os hipercarros: tem 4,99 m de comprimento e 1,224 m de altura.

Compartilhe:

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Relacionadas

Segurio: Inovando a Proteção Veicular e Definindo o Futuro da Condução Segura

Conduza com confiança, proteção e inovação. Com a Segurio, sua jornada nunca foi tão segura

A guerra de preços dos carros elétricos está levando a preços mais baixos no Brasil

Os carros elétricos estão se tornando mais acessíveis no Brasil, graças à queda do custo das baterias, ao aumento dos incentivos governamentais e à guerra de preços entre as montadoras.

Nova marca chinesa de carros elétricos chega ao Brasil

A Seres é a nova marca de carros elétricos que está revolucionando o mercado brasileiro.

BYD cresce no Brasil e pode se tornar a maior fabricante de carros elétricos no país, desbancando a Tesla

Uma revolução elétrica está se formando no Brasil, e a BYD está pronta para desbancar a Tesla e liderar o futuro dos carros elétricos no país.
- Publicidade -